O que é Inbound Marketing

Uma das metodologias de marketing digital mais faladas da atualidade.
Mas oque é Inbound Marketing?
De onde veio?
Server para você?

Nesse artigo vou explicar para você tudo sobre essa Fantástica ferramenta, e esclarecer sobre como e quando utilizar.

 

 

O que é Inbound Marketing ou MARKETING DE ENTRADA!

Segundo o Hubspot Inbound Marketing é:

O Inbound Marketing (marketing de entrada) é uma abordagem focada em atrair clientes através de conteúdos e interações relevantes e úteis – não interruptivas.
Fonte : hubspot.com

Em outras palavras é criar conteúdo relevante para atrair a atenção das pessoas sem interromper aquilo que elas estão consumindo.

O termo Inbound Marketing foi criado em 2005 por Brian Halligan, co-fundador e CEO da HubSpot uma empresa de Marketing dos Estados Unidos que comercializa um sistema de Inbound  Marketing que é um conjunto de ferramentas para se trabalhar com Inbound Marketing.

A metodologia  Inbound Marketing

Os pilares da metodologia são

  1. Atrair – Gerar tráfego e visitantes para seus canais
  2. Converter – Leads (contato qualificado)
  3. Fechar – Ttransformar Leads em clientes
  4. Encantar – Para que os clientes promovam sua marca

Como você pode ver no infográfico abaixo:

Metodologia Inbound Marketing

 

Veja um slide da Hubspot sobe oque é o Imbound Marketing !

Atração

Consiste em atrair o tráfego certo e de qualidade, ou seja potenciais clientes. as ferramentas de atração são os sites, blogs, mídias sociais e paginas na web.

Conversão

Após ter pessoas navegando em seu conteúdo é importante converter ou seja gerar leads através de fomulários onde a pessoa pode deixar seus dados. há vários métodos para converter desde entrega de brindes como ebooks, análises, arquivos até testes gratuitos seja de um software ou curso.
os principais elementos para conversão são:
call to action -> chamada para ação, é onde você convidar a pessoas a tomar uma ação para concluir um objetivo. Ex: Cadastre-se abaixo e receba 10 dicas ter uma vida próspera
Descrição -> local onde você descreve detalhes sobre o processo e o que a pessoa irá receber
Formulário -> formulário solicitando dados de contato da pessoa.Esses elementos podem ser inseridos em qualquer página na web seja um blog, site, Landding page ou aplicativo.

Fechamento

A partir do momento em que a pessoa te forneceu os dados de contato dela, você irá entrar em contato para estabelecer um relacionamento seja através da troca de emails ou até mesmo ligar para esse Lead.
Nessa parte existem diversos softwares de automação de marketing que iram lhe ajudar seguimentar os  leads e ofertar serviços e produtos para fechar negócios.

 

Encantamento

Consiste em realizar pesquisas de satisfação para garantir que está oferecendo algo realmente útil e melhorar seu produto, fazer diferentes ofertas com base no comportamento de cada usuário, conteúdo inteligente oferecer conteúdos com base nos interesses de seus clientes, isso você poderá criar seja extraindo informação de pesquisas, dados do Analytics dados de pesquisas internas em seu site e por ultimo monitoramento social que é monitorar oque seus clientes falam de você em suas mídias sociais.

Quer aprender ainda Mais sobre oque é Inbound Marketing? assista ao Vídeo abaixo criado pela Rock Content

 

Agora Inbound Marketing Serve para você ?

Se você tem um serviço ou produto e acredita que a internet possa aumentar suas vendas, então sim, Inbound Marketing foi desenvolvido para você.
Inbound Marketing é um dos passos primordiais para você que quer implementar o Marketing Digital em seu negócio, porem Marketing digital vai muito alem de Inbound, pois inbound é apenas uma metodologia que forma um processo.

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