Como fazer um bom marketing nas mídias sociais

Marketing nas Mídias Sociais

Sem duvidas, as mídias sociais são a grande sensação do momento vivemos em uma erá revolucionaria, onde o mundo se torna pequeno.

Ao mesmo tempo em que tudo e todos estão conectados pelas redes sócias, a informação se espalha muito rapidamente, é bem comum você as vezes mesmo desconectado conversando em uma roda de amigos ouvir falar daquele viral da semana, que as vezes você nem sabia sobre e então vai pesquisar, assistir e compartilhar, assim a informação se difunde e se espalha muito rapidamente ao redor do mundo.

Com relação a velocidade da difusão da informação, as mídias sociais deixam as mídias tradicionais obsoletas, enquanto o jornal tradicional só traz as noticias do final de semana na segunda, na internet essas noticias já são velhas. enquanto o telejornal do meio dia fala do fato do dia anterior e da manhã na internet já se fala das notícias da hora e do minuto.

Antes do bum das mídias sociais com a web 2.0, as mídias tradicionais reinavam e eram o melhor veiculo de informação utilizado na publicidade, hoje grande parte das grandes empresas já aderiram as mídias sócias e as pequenas e médias empresas também já estão cada vez mais adeptas. Embora, as mídias tradicionais ainda funcionem muito bem para fazer a publicidade, as mídias sociais tendem a ser mais eficientes, quando profissionalmente trabalhadas.

O desafio para a mídias sociais

O desafio das mídias sociais é que é difícil de escalar rapidamente a menos que você tenha sorte o suficiente para publicar um vídeo viral no YouTube, Tweet ou postagem no Facebook que se espalhe, como é o exemplo dos videos da Blendtec uma empresa dos Estados Unidos de liquidificadores que para mostrar a força de seus liquidificadores trituraram dois dos Smartphones mais populares da época acumulando milhões de visualizações orgânicas.

vídeo citado acima da Blendtec triturando Iphone 6 plus e Samsung Galaxy Note 3 publicado em 23 de set de 2014:

Caso esse não seja seu caso, o processo de crescimento normalmente é lento podendo levar meses ou anos.
Sendo preciso fazer um trabalho intenso de publicidade para incentivar as pessoas a engajarem e seguirem suas páginas nas mídias sociais.

Felizmente você pode acelerá esse processo com publicidade dentro da web com banners e links patrocinados. Porem, isso não dispensa você de criar um conteúdo relevante e de qualidade, verdade é que mesmo pagando pelo tráfego, para ter sucesso é preciso ter um conteúdo de qualidade, isso devido ao fato da internet ser um ambiente muito interativo, onde podemos escolher oque queremos ou não dar atenção e filtrar, por esse motivo é fundamental que todo conteúdo seja altamente relevante.

As vantagens do marketing nas mídias sociais

 

  1. Permanência indeterminada – Tudo que é publicado na web permanece publico e recebendo visualizações constantemente a menos que seja excluído.
  2. Conteúdo Confiável  – Todo conteúdo gerado dentro das mídias sociais são validados por seus usuários então se amigos compartilharam fizeram bons comentários sobre determinada página e outras pessoas também fizeram o mesmo isso determina que aquela página é confiável e boa caso um conteúdo seja falso você facilmente descobrirá através de reclamações.
  3. Feedback dos clientes – É muito fácil coletar, informações do próprio cliente sobre produto e os processos e utilizá-lo para fazer melhorias, alem de que você pode promover enquetes para obter respostas bem especificas de seus próprios clientes.
  4. Alavancagem Constante – O crescimento dentro das redes sociais é continuo a medida que seus arquivos publicados aumentam, maior será o numero de seus resultados diários, alem de que pode acontecer o inesperado e você receba muito tráfego resultante do compartilhamento de um de seus conteúdos publicados por alguma pessoa influente.Como no exemplo do twitter deste blog abaixo onde o fluxo de visualizações teve dois picos que se diferem do crescimento normal diário um de 9.887 visualizações orgânicas em um dia e outro de 15.974

Os princípios de uma boa estratégia de marketing nas mídias sociais

Lembre sempre de levar em consideração esses princípios os princípios de uma boa estratégia de  marketing marketing para mídias sociais são:

  • Conteúdo Memorável – O conteúdo tem que ser Marcante, original e ter identidade unica.
  • Confiável – basear-se 100% na verdade é algo fundamental para um sucesso vitalicio do contrário a queda será inevitável.
  • Divertido – Quem não gosta de se divertir? bom humor piadas, imagens inusitadas, prendem a atenção e aliviam a tensão de um conteúdo denso.
  • Criativo-  em meio a tanto conteúdo, precisamos de algo fora do comum para chamar nossa atenção.
  • Emocional- as pessoas são movidas pelas emoções cause desejos e terá pessoas dispostas a agirem, crie felicidade e terá pessoas dispostas a retribuirem, crie revolta e terá um exercito.
  • alavancado – Assim como um carro depende da ignição para dar a partida, é necessário que o conteúdo seja alavancado divulgado

E você tem algo a acrescentar? oque acredita ser essencial para uma boa campanha de marketing em Mídia social?
Gostou do conteúdo? Comente abaixo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *