Mídias Sociais, o que são e como funcionam.

midias-sociais

mídias sociais

 O que são as Mídias Sociais

São sistemas criados para interação social através da internet, permitindo o compartilhamento de informações em diversos formatos, eles possibilitam a publicação de conteúdo por qualquer pessoa, deixando o custo de produção de conteúdo basicamente em zero. Pode ser considerado mídia social todo ambiente onde o usuário pode  interagir através da internet gerando e criando conteúdo.

A Web 2.0 é a base das mídias sociais, alguns exemplos mídias sociais são Blogs (área de comentários), E-mail, Facebook, twitter, linkedin, google plus, blogger, youtube, SlideShare, soundcloud, foruns, skype, Flickr entre outras inúmeras.

mídias sociais

mídias sociais

Diferença entre  Mídias Sociais

A principal diferença entre as mídias sociais e a mídia tradicional é que a mídia social é guiada pelo usuário elas dependem do usuário e a mídia tradicional não, em outras palavras, nas mídias sociais o espectador tem voz ativa para opinar.

Podemos comparar os dois veículos de mídia com pistas de mão única e pista de mão dupla.

Na mídia tradicional o veiculador informa seu conteúdo e o espectador não tem como opinar,  Na mídia social o veiculador informa e o espectador pode responder.

Definição de mídia social

“Um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador (UCG)”. Andreas Kaplan e Michael Haenlein

 

Curiosidade sobre as Mídias sociais

O e-mail e os fóruns foram as duas primeiras mídias sociais, o e-mail é o primeiro, algo meio óbvio de se observa, uma vez que é fundamental para criar qualquer conta em qualquer mídia social na internet, na sequencia vieram os fóruns de discussão onde as pessoas discutem temas e tiram duvidas.

Assista ao vídeo abaixo e entenda o funcionamento das mídias sociais.

 

O poder das mídias sociais

Todos os dias surgem novas Mídias Sociais, algumas ganham espaço muito rápido e se popularizam através do conhecido efeito viral.

Esse efeito é gerado quando algo é tão bom que as pessoas sentem vontade de compartilhar com outras, mas é claro, essa vontade também pode ser estimulada, as Mídias Sociais quando estão em seu inicio estimulam muito seus usuários a compartilharem e convidarem outras pessoas a participarem de sua rede, enviando e-mails por meio de recomendações de usuários, os usuários são estimulados a crescerem seus círculos sociais e assim popularizam a mídia.

As mídias sociais são ferramentas poderosas de influencia e é sabendo disso que muitas empresas hoje nascem vinculadas a esses veículos, esse poder é dado devido ao gatilho mental da prova social, as pessoas usam as mídias sociais para analisar se um empresa é boa ou não, analisando a experiencia de outros clientes é possível verificar perfeitamente a reputação da empresa.

 

Diferença ente Mídias sociais  e Redes sociais

A diferença entre mídias sociais e redes sociais pode ser resumida em mídia social é a ferramenta, o veículo, redes sociais são os grupos de pessoas, um grupo dentro de uma mídia social é uma rede social,  por exemplo o Facebook é uma Mídia e Rede Social.

Tem alguma duvida ou sugestão? logo abaixo deste artigo tem um espaço de mídia social para seu comentário!

 

Espero que tenha gostado e que este artigo tenha lhe ajudado a compreender o que é uma Mídia social  e seus diferenciais. Muito obrigado pela sua atenção e não deixe de se inscrever para receber novidades do blog!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *