Qual a maneira mais fácil de começar um blog?

Há maneira mais fácil de começar um blog?

Começar um blog

Começar um blog

Responder essa pergunta é uma questão aparentemente difícil, afinal há uma maneira mais fácil para começar?

A verdade é que não apenas uma mais inúmeras, tudo que você precisa hoje para ter um blog é uma plataforma, para fazer publicações.

bem para quem não sabe o que é um blog, um blog de maneira simples e resumida  segundo o Wikipedia é contração do termo inglês web log   “diário da rede”.  Ou seja é um site onde você pode compartilhar diariamente oque você quiser.

Então para  ter um blog você precisará apenas de uma plataforma que lhe permita publicar conteúdo e em seguida você deverá compartilhar esse conteúdo com amigos em outros sites, mídias e redes sociais.

Exitem hoje inúmeros sistemas que lhe permitem começar um blog 100% gratuito em poucos minutos

Como o Blogger, Tumblr, wordpress.com e até mesmo o Facebook, no momento da criação de uma página no Facebook você pode definir a categoria blog não há grades diferenças entre páginas do Facebook mas também é um canal onde você poderá trabalhar um blog, ou seja fazer artigos diariamente e indexar ao Google como qualquer outra plataforma de blog.

Para criar um blog basta acessar uma dessas plataformas se cadastrar e criar seu blog e começar a publicar. Simples assim!  POREM, se você quer se destacar ai começam surgir algumas variáveis e tornar o projeto mais complicado.

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo site da EXAME  há aproximadamente 200 Milhões de blogs no mundo, sendo  cerca de 10 Milhões deles são ativos,  atualizados pelo menos uma vez a cada 180 dias.

 

Existe um numero muito grande de blogs espalhados pela web, então se você não quer ser apenas mais 1 no meio dos 200.000.000 (Duzentos Milhões), então você deverá se dedicar em criar um blog mais profissional.

Como começar um blog profissional?

1º passo – Escolha da plataforma ideal.

Assim como o primeiro passo para começar um blog é escolher uma plataforma, o primeiro passo para um blog profissional é escolher uma plataforma profissional, ideal para seu projeto.

Plataforma recomendada para qualquer tipo de projeto -> WordPress.org saiba mais sobre a ferramenta no artigo o que é o WordPress

2º passo- Escolha do nome do seu blog

A escolha do nome é  fundamental quando se trata de um projeto profissional, afinal as pessoas iram lembrar de seu blog pelo nome e ele será sua marca na internet.

3º passo – Design e comunicação visual

é muito importante que seu blog tenha uma comunicação visual forte e bem definida para que possa ser reconhecido em qualquer ambiente da web, seja em uma pagina do facebook, linkedin, google plus, youtube, perfil do twitter e etc…

4º passo- Navegabilidade

Ter uma boa definição do menu no cabeçalho e definição de categorias para seu conteúdo alem de um site leve e rápido, podem facilitar muito a compreensão do que o usuário irá encontrar em seu blog, fazendo com que compreenda  melhor  seu site consuma mais conteúdo e retorne em busca de novos conteúdos.

Posso citar como exemplo o blog Tudo Sobre blog se você quiser assistir um vídeo você tem a aba videos no menu, caso queira para  ver artigos de como criar um blog temos a categoria criar um blog, para aprender sobre Facebook temos a categoria Facebook.

5 º passo – conteúdo

Um dos passo fundamentais essa é a arma principal de um blog e é com ela que você irá atrair prender e fidelizar a atenção de um leitor, criando seguidores.

Existem inúmeras maneiras  de criar conteúdo, você poderá encontrar na internet diversas formulas e métodos, porem não as tenha como definitivas, quero dizer não se prenda a elas como você deve se prender ao seguir uma receita de bolo! se não você será engessado e logo haverão tantas pessoas como você que você será mais um, ou seja inove, incremente sabores nessa receita e terá algo diferente.

Isso é fundamental para que você crie sua identidade na web.

Conclusão

Quando o assunto é criar um blog, profissional o assunto pode se estender muito afinal é realmente uma área que abrange muitos assuntos, design, marketing, comunicação, Ti  e por ai vai, para ter mais conteúdo como este  siga tudo sobre blog nas redes sociais se inscreva em nossos canais que estarei sempre criando conteúdos para ajuda-lo com seu blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *